Incomodos, Observações do cotidiano

As breguices dos que se consideram chiques


Nesta sociedade de imperativos consumistas, fortalece um tipo de classe média que se preocupa não apenas em utilizar a sua renda para consumir mais e melhores produtos com o objetivo de ter mais conforto, mas principalmente em ostentar os seus padrões de pretensa “sofisticação”. E, muitas vezes, esta ostentação vai ganhando dimensões que se torna um profundo mau gosto.

A cidade de Santos, além de abrigar o lendário e mítico time do Santos F. C.  e nos anos 1950 ser considerada a cidade “vermelha” por ter intensa presença de militantes comunistas em especial entre os trabalhadores portuários, hoje é cenário privilegiado deste tipo de pessoa. Durante as férias, passei uns dias na casa de minha mãe nesta cidade e fotografei as fachadas de vários prédios que foram construídos recentemente, todos de alto padrão, para atender a demanda crescente deste tipo de classe média que cada vez mais adquire imóveis na região entre os canais 3 ds 5 (Embaré e Aparecida) desta cidade litorânea.

Vejam abaixo algumas fotos que tirei e vejam se eu não tenho razão.

Fachada de prédio na avenida do canal 5, em Santos, com um vidro fumê imenso na entrada que vira um megaespelho e com um espelho dágua na vertical. O jogador Neymar morava neste prédio antes de ir ao Barcelona.

DSC03225Prédio próximo a Avenida Epitácio Pessoa, entre os canais 4 e 5, no Embaré. A ostensividade da obra se expressa pelas colunas imensas na entrada, transformando-a em um tipo de “portal

DSC03223

Este é ápice do kitsch. Fica na avenida beira-mar, próximo a Ponta da Praia. Um polvo “enfeita” a fachada lateral do prédio, com seus tentáculos descendo sobre a janela da garagem.

DSC03207

Vejam o “portal” no estilo “mouro” deste prédio de apartamentos na Avenida Epitácio Pessoa esquina com a Siqueira Campos.  “Estiloso”, não é?

DSC03226

Conclusão: poder de consumo não é sinônimo de bom gosto.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s