Direitos Humanos, Preconceito e Racismo

São Remo ocupada pela PM (POLÍTICA e MÚSICA) no dia 24/11


Barraca da Dona Eva, no Jardim São Remo, recebe a festa pelo fim dos muros

No dia 24 de novembro, estudantes da USP e músicos ocuparam a barraca da Dona Eva, no Jardim São Remo, para uma festa com direito a apresentação musical de qualidade., Intitulada “Festa pelo Fim dos Muros”, apesar da chuva, um grupo bom de pessoas tomou as mesas da barraca que fica próxima ao portão de pedestres que liga a comunidade ao campus da universidade.

Vindo de Redenção da Serra (próximo a São Luiz do Paraitinga) onde fui ministrar uma palestra sobre o Dia da Consciência Negra em uma escola municipal, passei na São Remo e encontrei a Dona Eva almoçando sentada em uma mesa perto da “Praça da Amizade” (um pequeno parquinho arborizado que fica próximo ao muro da USP). Ela disse: “Veio um pessoal aqui e se foram por causa da chuva, mas acho que vai vir gente”, disse ela. Quando dona Eva se referia “ao pessoal”, em geral se referia aos alunos da ECA que produzem o jornal Notícias do Jardim São Remo. De fato, o tempo não ajudou – depois de um calor de rachar, vira e mexe caia uma chuvinha. Como também houve uma assembléia estadual da ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre) no Circo Escola do Jd. São Remo, não sabia dizer se o pessoal que se referia Dona Eva eram de fato, os alunos do jornal ou outros participantes do evento estudantil. A ANEL realizou um grande evento com debate sobre cotas, inclusão social, universidade e outros temas importantes para o movimento estudantil. Política na São Remo!

Pedi uma cerveja e só tinha “litrão” da Itaipava. “As outras estão quentes”, disse o rapaz que ajuda a dona Eva na barraca. Ao meu lado, um morador conversa com outro falando que ia mandar uma carta para o prefeito eleito Fernando Haddad. “A comunidade toda votou nele, espero que ele não esqueça da São Remo”, disse. Política na São Remo! Com a perna machucada, andava com auxílio de uma bengala, assim como a Dona Eva. Em certo momento, os dois brincam com as respectivas bengalas como se fossem espadas. “A briga vai ser boa”, diz dona Eva, sorrindo.

Por volta das 17h3o, chega o pessoal do show. Ajudo a carregar umas mesas e cadeiras para colocar o equipamento de som. Aos poucos vai chegando gente, soube que a grande maioria são estudantes da FFLCH, do curso de Geografia. Eder Martins arruma o som, pega o violão, e manda bala. Uma amiga minha, Tâmara Pacheco, aparece e resolve comemorar o seu níver na festa da Dona Eva. Diz ela que conhece o Eder há muito tempo e que ele é “a reencarnação do Jummy Hendrix” que, por sinal, faria 69 anos  no dia 23 de novembro. Eder lembra disso e saúda Tãmara com um “parabéns à você” em ritmo de blues. O grupo “Bucetrash” também dá o seu recado, logo após Maria, do grupo, fazer uma canja com Eder. O cara é fera, toca muito. Música na São Remo!

Dona Eva sorria muito com a festa na sua barraca. Apesar do comportamento arredio de moradores que passam por ali e olham toda aquela festa – alguns param e olham, outros passam direto, alguns arriscam ficar alguns minutos, poucos resolvem ficar e tomar uma cerveja, a São Remo fica muito mais bonita com a música invadindo as suas ruas. Perto dali, um grupo de homens mais velhos colocam uma mesa na calçada com várias garrafas de cerveja e ouvem sambas antigos de Candeia. Meninos fazendo barulho com as motos empinadas parece não incomodar – nem mesmo arrefece os ânimos de famílias bem arrumadas que se dirigem ao culto da igreja Assembléia de Deus.

PM na São Remo – Não Polícia, mas POLÍTICA. Não Militar, mas MÚSICA!

Abaixo, um trechinho do grande Eder Martins na barraca da Dona Eva.

Anúncios
Standard

One thought on “São Remo ocupada pela PM (POLÍTICA e MÚSICA) no dia 24/11

  1. Pingback: Festa pelo FIM dos Muros II: Apoio à Biblioteca Infantil | Rizoma – tendência libertária autônoma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s