Comunicação e Jornalismo, Direitos Humanos, Preconceito e Racismo, Política

EUA: uma sociedade que se regozija com cenas de destruição de vidas humanas


Image

Lisa Parks, professora da Universidade de Santa Barbara

Os EUA estão atacando uma região do Paquistão dominada pelo Taleban desde 2004 por aviões teleguiados – os chamados “drones”. Esta guerra secreta somente foi denunciada em 2008 e, desde então, inúmeros protestos são realizados ao redor do mundo reivindicado o fim dos ataques.

Lisa Parks, professora do departamento de estudos de mídia da Universidade de Santa Bárbara – Califórnia, vem estudando estes fatos e, particularmente ,os impactos sócio-midiáticos. Os seus estudos renderam um livro chamado “Coverage”; Nele, Parks analisa como a sociedade estadunidense tem reagido às imagens destes ataques que estáo sendo disseminadas pela mídia, bem como os impactos nos povos atingidos. A professora apresentou alguns resultados das suas pesquisas em palestra proferida no dia 27 de setembro na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Para Parks, esta guerra consolida três processos. O primeiro, é o aspecto vertical do biopoder (conceito foucaultiano) – as ações dos dominantes  vem de cima, do céu, as imagens feitas dos ataques a partir dos drones dão uma perspectiva de cima, transformando os de baixo em meros “alvos”. O segundo, é a consolidação da idéia – entre os dominados – de potenciais alvos, de incertezas, de alvos de especulação, são inimigos e culpados porque estão próximos territorialmente a quem se coloca como inimigo, independente de pertencer ou não aos grupos “terroristas”. E, terceiro, a construção de uma nova classe dominada – a classe das pessoas-alvo.

Os ataques da CIA já vitimaram aproximadamente 3 mil pessoas, inclusive crianças, além de inúmeros feridos e mutilados.

Drone media

Depois de ser denunciada, o esforço da CIA se deslocou para legitimar junto à opinião pública norte-americana a importância deste tipo de ação. Os argumentos da CIA são de que se trata de um tipo de guerra limpa, cirúrgica, sem baixas ou desgastes para as tropas norte-americanas. O militar dos EUA “combate” nas salas informatizadas dentro do próprio território estadunidense no seu horário de expediente e depois vai para a sua casa.

Parks analisou a repercussão das imagens dos ataques feitas a partir dos drones. Ela classificou os comentarios postos pelos internautas nas imagens em dois grupos: aqueles que vêem as imagens como entretenimento e chegam a expressar um prazer erótico-sádico (aerial snuff) e os que as vêem como fontes de informação e expressam um pensamento crítico. Parks afirmou que aproximadamente 60% dos comentários podem ser classificados na primeira categoria e ela credita isso a uma série de veteranos de guerra que se reencontram simbolicamente em uma situação de conflito e destruição.

No vídeo abaixo, o presidente Barack Obama faz piada do caso dos drones e os protestos no mundo, no qual é acompanhado pelos risos da platéia. Ressalto que os ataques por drones foram iniciados pelo governo Bush e ampliados na gestão Obama – que, embora tenha diferenças significativas na política interna, praticamente nada mudou na política externa, mantendo os mesmos falcões no comando.

Estou lendo uma obra do grande professor Carlos Nelson Coutinho – “De Rosseau a Gramsci” (Editora Boitempo) – e ele afirma que Rosseau considerava que “as determnações essenciais do homem enquanto homem (inclusive o pensamento racional, a linguagem articulada e o sentimento moral) não são atributos naturais, pré-sociais, mas (…) resultam precisamente do processo de socialização”.

Que tipo de socialização se faz nos EUA em que assistir comodamente da sua poltrona cenas de assassinatos de pessoas indefesas vira forma de prazer e entretenimento? Uma sociedade em que um caso como este é tratado como piada pelo presidente da República, cujo opositor faz campanha atacando as pessoas pobres por necessitarem dos benefícios sociais do Poder Público. É uma socialização que forma certos indivíduos que invadem escolas e saem atirando a esmo.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s