Observações do cotidiano

Barcelonesas


La Rambla, uma das principais ruas comerciais e turísticas de Barcelona

Na quarta-feira peguei o tem AVE (Alta Velocidade) de Madri para Barcelona. Coisa fina. O trem viaja a 300 km/h e vence a distância entre as duas cidades em menos de 3 horas. Poltronas confortáveis, bom atendimento, tudo para compensar o alto preço – 117 euros (R$321,75) só ida. É mais caro que uma passagem de avião, mas vale a experiência.

A minha ida a Barcelona foi por conta do convite de um antigo amigo meu, o Gil, mestre de capoeira, fez parte do Grupo Cativeiro e lidera uma organização não governamental que dissemina a capoeira lá, a Associação Capoeira Angola Vadiação. Todos os anos, a entidade com apoio logístico do Consulado brasileiro na Catalunya, organiza um seminário sobre cultura negra brasileira. Este ano, o evento contou com o apoio também da Universidade de Barcelona, local onde participei de uma mesa redonda sobre Políticas Públicas para a Cultura Negra no dia 4 à noite.

Barcelona é uma cidade interessantíssima. Espremida entre uma cadeia montanhosa e o litoral, a cidade é extremamente verticalizada, com prédios muito antigos tomando conta das ruas movimentadas de pessoas. É uma cidade em que a multiculturalidade se expressa fortemente, a ponto de poder encontrar um bar de forró, McDonald’s, cervejarias catalãs, pessoas de várias nacionalidades andando pelas ruas (do Leste Europeu, no norte da África, brasileiros, norte-americanos). No dia 4, por volta das 22h, após a palestra, o pessoal da Vadiação fez uma roda de capoeira em uma praça onde jovens corriam de skate e bicicletas, pessoas caminhavam e conversavam e tudo contribuía para um ambiente agradavelmente babelístico.

O pouco tempo que passei na cidade deu para sentir um clima ligeiramente mais simpático do que encontrei em Madri. Como a estada foi curta – apenas um dia – ficou um gostinho de quero mais. Fica mais uma ponta para futura viagem.

Anúncios
Standard

One thought on “Barcelonesas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s