Uncategorized

Ramonet diz que a mídia tradicional está em crise


O jornalista Ignácio Ramonet disse que os webatores – os protagonistas desta nova midia na web – fizeram a mídia hegemônica perdeu  o monopólio da informação. Por isto está em crise. Ele disse que até mesmo as grandes redes globais, como a CNN, passam por sérias crises que põem risco a sua sobrevivência.

Ramonet, um dos criadores do jornal Le Monde Diplomatique, disse que em relação ao surgimento destas novas mídias existem “luzes” (perspectivas positivas) e “sombras” (precauções e cuidados). Em relação as perspectivas positivas, ele destaca a quebra dos monopólios do poder da informação seja pelas corporações privadas nas sociedades liberais como também dos governos autoritários que tentam controlar a informação na sociedade.

Um aspecto importante destacado por Ramonet foi a atuação em rede dos produtores da informação ao contrário do paradigma do empreendedor individual, o repórter que solitariamente ia em busca da informação.

Quanto as preocupações elencadas por Ramonet estão a concentração de poder e de renda. Ele destacou o grande contingente de pessoas excluídas do sistema educacional e o crescimento dos movimentos de extrema-direita no mundo.

O Encontro Mundial de Blogueiros realiza-se de 27 a 29 de outubro em Foz de Iguaçú, dentro da sede da Itaipu Binacional. O encontro foi aberto ontem com evento musical e uma sessão solene. O evento é organizado pelo Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Altercom (Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação Alternativa).

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s