Incomodos, Observações do cotidiano, Política

Para pensar a nossa cidade


ENTRE RIOS from Santa Madeira on Vimeo.

O documentário acima foi produzido por alunos do curso de Bacharelado em Audiovisual do SENAC. É um material importante pois nos leva a reflexão sobre que modelo de progresso e desenvolvimento queremos para as cidades e o país. O documentário mostra as consequências da opção histórica de desenvolvimento da cidade de São Paulo pelo  transporte rodoviário, o que causou a morte dos rios que foram a razão de ser da fundação da cidade.

Esta opção não foi produto de um erro de avaliação, mas sim de uma conjunção de fatores: pressão das empreiteiras, disseminação da cultura do automóvel, visão das elites que queriam uma cidade parecida com as que viam na Europa, entre outras. Tudo isto pode ser resumido na idéia de privilégio do privado sobre o público – e quando isto acontece, as visões privadas que prevalecem são das classes hegemônicas.

Infelizmente, estas discussões surgem e mobilizam parcela da opinião pública quando as tragédias acontecem, como as enchentes, os deslizamentos, desabrigados e mortes. A arrogância dos formadores de opinião pública paulistanos que querem dizer o que é mais importante para o resto do Brasil não consegue resolver os problemas dentro da sua própria casa.

Anúncios
Standard

One thought on “Para pensar a nossa cidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s